Vitaminas para Neuropatia Periférica
- mktdrnorberto
- 19 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Se você sente queimação, ardência, formigamento ou perda de sensibilidade no pé ou na mão, saiba que na maioria das vezes esses sintomas estão relacionados a um problema nos nervos, que é chamado de Neuropatia Periférica.
Os nervos que fazem a comunicação entre cérebro, medula espinhal e restante do corpo são chamados de nervos periféricos e quando eles não conseguem transmitir as informações da forma correta, o paciente pode ser diagnosticado com a Neuropatia Periférica.
A causa mais comum para o desenvolvimento da Neuropatia Periférica é a diabetes, que pode acabar lesionando esses nervos periféricos e causando uma série de sintomas.
Outras causas incluem: abuso de álcool e de medicamentos, e a intoxicação por metais pesados (como o mercúrio e o chumbo, por exemplo), além da presença de doenças autoimunes (ex: Lúpus) ou de determinadas infecções, como a Doença de Lyme, causada pela picada do carrapato.
Além dos medicamentos, existem vitaminas que valem a pena suplementar para quem tem Neuropatia Periférica. As principais vitaminas para um nervo funcionar direito são algumas vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B1, B6 e B12.
No mercado você vai encontrar essas vitaminas de várias formas: via oral, sublingual e até injetável. As mais comuns são o Citoneurin, o Etna e o Milgamma. Mas também encontramos em alguns tipos de anti-inflamatórios, como o Dexa-Citoneurin e o Alginac 1000.
Mas algumas pessoas precisam mais dessas vitaminas do que outras, principalmente a B12. Ela é mais comum em alimentos de origem animal, então quem come pouca carne, principalmente a vermelha, pode ter a vitamina B12 mais baixa.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments