Qual o prazo para o Polimetilmetacrilato apresentar o resultado final?
- mktdrnorberto
- 19 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O Polimetilmetacrilato (PMMA) é formado por micropartículas de polimetilmetacrilato envolvido por um líquido de carboximetilcelulose (que é o veículo utilizado para aplicação) e é considerado um dos melhores preenchedores que existem.
Além de ser um preenchedor não reabsorvível, não migra, o que o torna uma opção confiável para os pacientes; é liberado pela Anvisa para fins estéticos e reparadores e estimula a produção de colágeno, contribuindo para a melhoria da qualidade da pele.
O Polimetilmetacrilato possui a capacidade de estimular a produção de colágeno, induzindo a um efeito volumizador no local de inserção. Essa volumização, baseada nos princípios volumétricos da técnica da Bioplastia, é o grande segredo do preenchimento definitivo.
O preenchimento definitivo com PMMA pode proporcionar como ganhos secundários a redução de aspectos incômodos como flacidez e celulite, por exemplo.
Posteriormente a sua aplicação no local desejado, o Polimetilmetacrilato é envolvido pelas fibras de colágeno. Isso evita que o produto se mova para outras partes do corpo.
Com a inserção das microesferas de PMMA por meio da microcânula, a nível profundo e intramuscular, a neocolagênese inicia uma curva ascendente de ganho de volume e definição no local do procedimento. Mas, quando tratamos da utilização de Polimetilmetacrilato, é necessário atenção para algumas questões específicas quanto ao tempo para fazer efeito e volumizar de acordo com a expectativa do paciente.
Antes de tudo, precisamos diferenciar dois momentos, o pós-procedimento imediato e a evolução da curva de colágeno que ocorrerá dali em diante.
No dia do procedimento, ainda na sala de recuperação, o paciente poderá ter uma ideia de como ficará o preenchimento.
Passada a fase de recuperação pós-preenchimento, o paciente poderá inicialmente verificar uma redução do volume em relação ao dia do procedimento, pois o veículo que carrega as microesferas será absorvido.
Simultaneamente, ocorre um estímulo duradouro à produção de colágeno no local de aplicação e, o prazo médio para aparecimento do resultado final, é em torno de 6 a 10 meses após o procedimento.
Um ponto bastante positivo é que o PMMA permanece exatamente no mesmo local de aplicação, sem a ocorrência de deslocamentos ou perda da substância, fato que pode ajudar a manter um volume maior no glúteo diante da perda volumétrica natural que ocorre com o passar da idade.
É essencial destacar:
- O uso de Polimetilmetacrilato deve ser feito somente por médico com CRM válido e com experiência no uso do preenchedor;
- Desconfie de preços muito baixos, o produto pode ser adulterado ou o profissional não possuir autorização para a aplicação do PMMA.
Dr. Norberto Paes Campos é médico e atua há mais de 40 anos na área da saúde, com mais de 30.000 pacientes atendidos. Para agendar uma avaliação gratuita, clique aqui.

Comments