Doenças que o médico nutrólogo pode tratar
- mktdrnorberto
- 7 de fev.
- 2 min de leitura
O nutrólogo é um médico que estuda como os alimentos afetam o corpo humano e como eles podem ser usados para prevenir e tratar doenças. Ele pode:
Diagnosticar problemas causados por uma má alimentação.
Prescrever tratamentos para melhorar a saúde através dos alimentos.
Indicar suplementos e medicamentos quando necessário.
Vou listar algumas doenças que o nutrólogo pode tratar:
Obesidade e sobrepeso: o nutrólogo investiga as causas do excesso de peso, que podem estar ligadas a hormônios, metabolismo lento e até problemas genéticos. Ele pode criar um tratamento para ajudar a pessoa a perder peso de forma saudável, sem passar fome ou prejudicar a saúde.
Magreza excessiva: algumas pessoas têm dificuldades para ganhar peso. O nutrólogo ajuda a encontrar o motivo da magreza e cria um plano alimentar para o ganho de peso saudável.
Diabetes: o nutrólogo pode ajudar a equilibrar a alimentação para evitar que o diabetes fique descontrolada ou até para impedir que a doença apareça em pessoas que têm risco de desenvolvê-la.
Anemia: o nutrólogo pode indicar uma alimentação rica em ferro e, se necessário, receitar suplementos para tratar a anemia.
Hipertensão e colesterol alto: o nutrólogo ajuda a criar uma dieta que protege o coração, reduzindo o consumo de alimentos ruins e incluindo opções saudáveis.
Refluxo, gastrite e intestino preso: o nutrólogo ajuda a descobrir quais alimentos estão irritando o estômago e o intestino e ensina como comer de forma mais equilibrada para aliviar os sintomas.
Doenças renais: o nutrólogo ajuda a criar uma dieta que evita o agravamento da doença renal.
Anorexia, bulimia e compulsão alimentar: o nutrólogo ajuda esses pacientes a recuperar uma alimentação saudável.
Doenças inflamatórias e autoimunes: algumas doenças, como Artrite, Lúpus e Psoríase são causadas por inflamações no corpo. O nutrólogo pode ajudar a controlar essas inflamações por meio de uma alimentação anti inflamatória.
Síndrome dos Ovários Policísticos e hipotireoidismo: muitas doenças hormonais podem estar relacionadas à alimentação e o nutrólogo pode ajudar. Por exemplo, quem tem a Síndrome dos Ovários Policísticos pode precisar controlar o consumo de carboidratos para evitar o ganho de peso. Quem tem hipotireoidismo (quando a tireoide trabalha devagar) pode precisar de uma dieta especial para ajudar o metabolismo a funcionar melhor.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments