top of page
  • Foto do escritormktdrnorberto

Creatina para mulheres na pré e pós-menopausa

A creatina é um composto produzido pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina).


Você já deve ter ouvido falar da creatina e de que ela é bastante utilizada por pessoas que estão focadas em exercícios físicos, prática de esportes, ganho de massa magra e até mesmo emagrecimento.


Apesar de sua grande popularidade e aplicabilidade no meio esportivo, proporcionando aumento indireto da massa muscular magra, força e capacidade de exercício quando usado com exercícios de curta duração e alta intensidade, seu uso no aspecto clínico também é bastante relevante, como por exemplo na saúde feminina em diversas perspectivas.


Uma pesquisa publicada na revista científica Nutrients mostrou que para além do ganho considerável de força e de capacidade de executar as atividades físicas, foram observadas melhoras no humor e na cognição em mulheres que estavam no período menstrual, antes da entrada no processo de Menopausa.


Como resultado dessa pesquisa promissora, a suplementação de creatina durante o ciclo menstrual pode ajudar a atenuar seus efeitos adversos na cognição e no sono. Os benefícios cognitivos e do sono da suplementação de creatina podem ser mais úteis durante períodos de alto estresse e privação de sono", escreveram os autores.


Além disso, creatina ajuda especialmente mulheres na pós-menopausa a aumentar ainda mais a composição corporal e a densidade mineral óssea (quando o suplemento é combinado com treinamentos de resistência, como a musculação).


Mas atenção! O uso da creatina como suplemento deve ser feito com indicação e orientação de um médico nutrólogo, pois o seu consumo excessivo pode causar efeitos colaterais indesejáveis.


Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page