Benefícios das frutas nativas brasileiras para a microbiota intestinal
- mktdrnorberto
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
A microbiota intestinal é um conjunto de microrganismos que vivem no intestino e é essencial para a saúde do corpo humano.
Uma microbiota intestinal equilibrada ajuda a garantir que as funções digestivas, imunológicas, neurológicas e nutricionais continuem funcionando bem. Por outro lado, se houver disbiose intestinal (desequilíbrio da microbiota), esses mecanismos podem ser prejudicados.
A disbiose é multifatorial – ou seja, não é causada por um único motivo. Estresse, sedentarismo, baixa qualidade do sono e elevado consumo de alimentos ultraprocessados e/ou ricos em açúcares favorecem o desequilíbrio da microbiota.
Outros elementos que podem contribuir para essa condição são infecções, quimioterapia, doenças autoimunes e hepáticas e uso de medicamentos.
Conheça os benefícios de alguns frutas nativas brasileiras para a microbiota intestinal:
Acerola - A acerola afeta positivamente o crescimento probiótico. Além disso, a fruta contém fibra alimentar e compostos fenólicos, incluindo miricetina, ácido salicílico, ácido 2,5-di-hidroxibenzóico, catequina e rutina, que são benéficos para a microbiota intestinal.
Açaí - O açaí contém antocianinas, que influenciam a fermentação colônica. Flavonoides chamados antocianinas, responsáveis por sua coloração, com grande poder antioxidante, são compostos bioativos que conferem funcionalidade ao alimento. Sua fermentação provoca alterações em determinados grupos bacterianos e produz ácidos orgânicos. Os compostos fenólicos do açaí têm efeitos antioxidantes que protegem o DNA.
Goiaba - Os subprodutos da goiaba podem promover o crescimento de probióticos, produzindo metabólitos benéficos à saúde. Além disso, foi demonstrado que os suplementos de goiaba melhoram a saúde do cólon, reduzem a absorção de gordura e apoiam as atividades metabólicas em ratos.
As qualidades terapêuticas da goiaba, incluindo polissacarídeos e outros compostos, têm sido exploradas para diversas condições de saúde, como diabetes, obesidade e diarreia, enfatizando seu potencial para modular a microbiota intestinal e conferir benefícios à saúde.
Jabuticaba - Durante o processamento da Jabuticaba, é produzido um subproduto que, ao ser fermentado, influencia positivamente os micróbios intestinais, potencializando cepas benéficas como Lactobacillus e Bifidobacterium. Estudos afirmam que o subproduto também modifica compostos fenólicos devido a fatores como pH e enzimas.
É recomendado incluir esses alimentos em uma dieta equilibrada, variada e o mais natural possível, para promover os benefícios e prevenir doenças.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments