Aumente naturalmente a sua dopamina
- mktdrnorberto
- 10 de jan.
- 2 min de leitura
A dopamina é um neurotransmissor que atua como um "mensageiro químico", levando informações do cérebro para outras partes do corpo.
É conhecida como a "molécula do amor" ou "substância química do prazer", pois está envolvida no circuito de recompensa do cérebro e é liberada quando se realiza atividades agradáveis.
Esse neurotransmissor atua em diversos processos importantes no corpo como: modulação do humor e das emoções, melhoria da memória e do foco, processamento da dor, controle dos movimentos e manutenção da função cardíaca e renal.
A dopamina é produzida pelo corpo, mas os seus níveis podem ser aumentados naturalmente através de escolhas simples no nosso dia a dia, como:
- Alimentação rica em fontes naturais de tirosina
A dopamina é produzida a partir de um aminoácido chamado tirosina, que pode ser obtido através da alimentação. Certos alimentos ricos em proteínas são excelentes fontes de tirosina, como frango, ovos, salmão, queijos, amêndoas, nozes, abacate e banana.
- Atividade física regular
Os exercícios físicos regulares aumentam os níveis de dopamina e ajudam a manter o cérebro saudável a longo prazo. Para resultados melhores, tente incluir ao menos 30 minutos de exercícios moderados na sua rotina.
- Dormir bem
Dormir entre 7 a 9 horas por noite é ideal para manter os níveis de dopamina equilibrados e garantir o bom funcionamento do cérebro. Além disso, criar uma rotina de sono saudável com horários regulares para dormir e acordar pode potencializar esses efeitos.
- Exposição solar
A exposição à luz do Sol tem um papel importante na produção de dopamina. A luz solar estimula a liberação de neurotransmissores que afetam diretamente o humor, incluindo a dopamina. Além disso, a luz solar é responsável por regular os níveis de vitamina D no corpo, que também está associada à saúde mental e à sensação de bem-estar.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comentarios