Alimentos que ajudam na regulação da tireoide
- mktdrnorberto
- 28 de mar.
- 2 min de leitura
A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. É responsável pela produção de hormônios que regulam diversas funções do organismo, como o metabolismo energético, o crescimento e o desenvolvimento.
Uma alimentação equilibrada é essencial para manter a função saudável da tireoide, e consequentemente de todo o nosso corpo. Sendo assim, é preciso buscar sempre a diversificação nas nossas refeições diárias.
Veja alguns os alimentos que ajudam na regulação da tireoide:
Sal iodado - É muito importante para a produção de hormônios da tireoide. A falta do iodo gera problemas graves, como o hipotireoidismo, porém, o consumo deve ser moderado. A OMS indica o consumo de 5g (1 colher de chá) por dia. A alta ingestão do iodo e do sódio presentes no sal também geram consequências para a saúde como a hipertensão.
Peixes, algas e frutos do mar - Os alimentos de origem marinha são excelentes fontes de iodo. Eles são ricos em vitamina D, selênio, ferro e zinco, que possuem um papel essencial no controle da doença. Além disso, o ômega 3 presente nos peixes oleosos pode contribuir para a redução da inflamação do corpo e para a regulação da produção dos hormônios tireoidianos. São boas opções para incluir na alimentação: sardinha, salmão e atum e algas como a spirulina.
Castanhas e sementes - Possuem excelentes nutrientes como o selênio, que ativa os hormônios da tireoide e proporciona benefícios antioxidantes protegendo as glândulas. Deste grupo alimentar podemos incluir na rotina alimentar a castanha do pará e as sementes de linhaça e abóbora.
Cereais e grãos integrais - São ricos em zinco, que é muito útil para a síntese dos hormônios da tireoide. São ótimas opções: Trigo, grão de bico, feijão, soja e aveia.
Carnes - São boas fontes de selênio, ferro e zinco, que são essenciais para o bom funcionamento da tireoide. Além disso, são excelentes fontes de B12, cuja deficiência está associada à doença autoimune da tireoide.
Vale lembrar que estes alimentos não substituem o tratamento médico. Se você possui alguma desregulação na tireoide, consulte um médico.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments