Alimentação e Hipotireoidismo
- mktdrnorberto
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
Hipotireoidismo é uma condição médica caracterizada pela produção insuficiente de hormônios tireoidianos - triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4) - pela glândula tireoide. Essa glândula está localizada na parte frontal do pescoço e desempenha um papel importante na regulação do metabolismo, pois influencia funções como o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e o equilíbrio energético.
É mais comum em mulheres, mas pode se manifestar em qualquer pessoa, independentemente de gênero ou idade.
Sintomas comuns do Hipotireoidismo:
Fadiga e cansaço excessivos;
Ganho de peso inexplicado;
Intolerância ao frio;
Depressão e alterações de humor;
Ressecamento da pele e queda de cabelo.
Existe uma forte relação entre a alimentação e o Hipotireoidismo. Uma alimentação balanceada pode auxiliar no alívio dos sintomas e até mesmo ajudar a controlar a sua progressão. Mas é essencial salientar que o alimento, por si só, não é uma cura. No entanto, em associação com o tratamento médico adequado, pode ser uma poderosa ferramenta para gerenciar o Hipotireoidismo.
Alguns nutrientes são extremamente importantes para o funcionamento adequado da tireoide. Alguns exemplos:
Iodo: a tireoide utiliza o iodo para produzir os hormônios da tireoide. Fontes de iodo incluem peixes de água salgada, produtos lácteos e sal iodado.
Selênio: este mineral ajuda a converter o hormônio da tireoide na sua forma ativa. Boas fontes de selênio são castanha do pará, frango, ovos e alho.
Zinco: o zinco participa na síntese dos hormônios da tireoide. Carnes, frutos do mar, aves e legumes são repletos deste mineral.
Além de focar na ingestão desses nutrientes essenciais, existem alguns alimentos que a pessoa deve evitar. Alguns vegetais crucíferos como a couve, o repolho e a couve-flor, podem interferir na produção dos hormônios da tireoide se consumidos em grandes quantidades. O mesmo acontece com alimentos processados e ricos em glúten.
É aconselhado que o paciente foque na obtenção de nutrientes através de uma alimentação variada e equilibrada, ao invés de recorrer a suplementos alimentares. Nada substitui a complexidade e a riqueza de nutrientes encontrados nos alimentos naturais. E lembre-se: todas as mudanças na sua alimentação devem ser discutidas com um médico nutrólogo.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments