A verdade sobre o consumo de ovo e o colesterol alto
- mktdrnorberto
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
Um alimento versátil e nutritivo que, por muito tempo, foi considerado vilão para quem tem colesterol alto. Antigamente, acreditava-se que o colesterol presente na gema do ovo aumentava diretamente os níveis de colesterol no sangue. No entanto, estudos mais recentes têm mostrado que não é bem assim.
A verdade é que a maioria das pessoas saudáveis pode incluir ovos em sua alimentação sem maiores problemas.
Como um ovo possui em média 180 miligramas de colesterol e a recomendação é um limite diário de 300 mg por dia, dois ovos já ultrapassariam esse valor. Assume-se que, quando ingerimos alimentos com mais colesterol, como ovos e outros de origem animal, o colesterol presente no sangue aumenta. Neste caso, faria sentido diminuir a ingestão de ovos, o nível de colesterol baixaria e coração e artérias ficariam mais saudáveis. Porém, o colesterol que ingerimos tem muito pouco impacto sobre a quantidade de colesterol que está no nosso sangue. Isso porque o corpo produz entre um e dois gramas de colesterol (5-10 vezes o colesterol de um ovo). Quando ingerimos mais colesterol dos alimentos, o corpo produz menos. E ingerimos menos colesterol dos alimentos, o corpo produz mais. Isso é porque temos um “ponto de ajuste” de colesterol. Ele funciona como um termostato que é em grande parte determinado pela genética, hábitos de atividade física e estresse.
Além disso, o colesterol não é totalmente ruim. Ele faz parte da composição da membrana celular e é requisito para o crescimento e para a produção de muitos hormônios. Não há problema em consumir um ovo ou mesmo mais do que um ovo por dia, com exceção de pacientes diabéticos e de casos de hipercolesterolemia familiar.
A gema do ovo contém colina, cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B12, vitaminas A , D e E e ácidos graxos e ômega-3. A clara é água e proteína. Portanto, a menos que você tenha diabetes ou predisposição genética à hipercolesterolemia, comer ovo todos os dias não faz mal.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments