A pele é uma das primeiras partes do corpo a sentir a falta de proteína
- mktdrnorberto
- 3 de jan.
- 2 min de leitura
Você segue uma rotina diária de cuidados com a pele e, mesmo assim, ela continua envelhecendo. Saiba que a causa para esse problema pode estar na sua alimentação, por conta das quantidades inadequadas de proteína.
A proteína é um tipo de macronutriente formado a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si. A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas.
Além disso, 70% de nossa epiderme é composta por proteínas. A pele nos protege de perda de água, agressões diárias, controle de temperatura, e é uma barreira entre nosso corpo e o ambiente em que vivemos.
Existe uma degradação natural das proteínas de nosso organismo, células morrem e se renovam o tempo todo. Estudos mostram que cerca de 300g de proteínas corporais são degradadas e sintetizadas todos os dias, e que temos uma perda diária de 20 a 30g de proteínas mesmo em condição de inanição.
Em condições de alimentação desequilibrada, o corpo vai precisar de proteína para manter órgãos vitais de qualquer maneira. Por isso, é comum que a distribuição do macronutriente para a pele seja colocada em segundo plano, já que o tecido não é uma prioridade maior do que o cérebro ou o coração, por exemplo.
Alimentos que podem ser adicionados na dieta:
• Peixe;
• Carne bovina;
• Frango;
• Ovos;
• Derivados do leite;
• Proteínas vegetais, como soja e ervilhas.
• Frutas;
• Verduras;
• Castanhas.
O colágeno é composto por glicina, prolina, hidroxiprolina e um outro aminoácido que pode variar nesta sequência. Então, precisamos consumir uma quantidade mínima de proteínas para abastecer todo o organismo e garantir que temos glicina, prolina e hidroxiprolina livres e disponíveis para a fabricação de colágeno.
Infelizmente, conseguir "cumprir a meta" diária de proteína não é fácil. Por exemplo, uma pessoa com 70kg que faz atividade física de moderada intensidade, precisa de cerca de 100g de proteína por dia. Um bife bovino de 100g tem cerca de 30g de proteínas, um ovo apenas 6g. E ingerir a quantidade recomendada de proteínas fica ainda mais difícil quando sabemos que conseguimos absorver apenas 30g de uma vez, e que com a idade diminui a capacidade de absorvermos proteínas.
Existem diversas opções de tratamentos externos para a pele, mas muitos não têm boas respostas sem a associação com orientações alimentares e suplementares de forma individualizada, por isso a importância do acompanhamento de um especialista, como o médico nutrólogo.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments